Abadore Muare, o Portal para a sua evolução !
Tinteiro Abadore Muare  - O portal para a sua evolução !   Valid HTML 4.0 Transitional

Principal  | »Alimenta tua alma  | Informática  |  Seu espaço  | Ab-Empório  | Colunas

Crônicas  | Ab-bobrinha  | Espaço Cochicho (In Memorian)  | »Vivas vividas em Paracatu


"Filho de raizeiro, raizeiro é"

José Nascimento da Cruz dos Reis

Nascimento:  19 de dezembro de 1946
Residência :  Rua José Bonifácio n. 199, Bairro Alto do Açude
Entrevista:  02 de março de 1999

    Meu nome é José Nascimento da Cruz dos Reis, nasci em 1946. O meu pai chama Maciano da Cruz dos Reis e minha mãe chamava Bastiana Monteiro da Silva. Eu nasci na Fazenda Pereirinha do Sr. Moacir Santos Botelho. Vivi na fazenda até completar 27 anos. Lá eu mexia na roça e fazia todo o serviço braçal. Mudei para Paracatu e vim morar no bairro Nossa Senhora de Fátima e depois mudei para o Alto do Açude, na rua José Bonifácio 199. Trabalho como bóia- fria. Levanto às 5:00 horas e saio para a roça só voltando a noitão.
    Ganho R$10,00 por dia. Nos dias da feira livre eu vou para lá vender raiz. Aprendi tudo de raiz com meu pai, ele me mostrou tudo lá na roça. Filho de raizeiro, raizeiro é. Para depurar o sangue e caloria no intestino usa "salsa parrilha". Ela só dá em terra de cultura. A alergia vem do sangue. Depurando o sangue acaba a alergia, acaba qualquer alergia. Ela é muito procurada. É usada no vinho branco, a raiz é colocada no vinho. Curar câncer , reumatismo, depressão do sangue usa o "taiuiá". Na comida coloca uma pontinha do garfo ou no biotônico Fontoura coloca meia colher de sopa. É usado o "taiuiá" moído , em pó.
    Para curar pneumonia brava usa "sete sangria"
do campo. O pé é baixinho com 4cm. de altura e possui uma folha miudinha. A raiz é toda vermelha. Gripe forte, tossindo muito, peito chiando, o melhor remédio é o "óleo de Pau d'óleo", chamado de copaíba. Tira o óleo da madeira com a broca. É um óleo muito limpo e amarelinho. Pinga duas a três gotas no café, não pode usar mais. É melhor remédio para doença de rua.
     Para abrir o apetite, fazendo a pessoa alimentar é o "rabo de tatu". É uma raiz. É muito bom para quando a pessoa come comida gordurosa e fica com intestino pesado. Tomando o rabo de tatu dá a digestão em 3 a 4 minutos. Sinusite usa a "buchinha paulista". não pode colocar a buchinha no sol e nem no fogo, ela tem que ser fervida.
     Para cada "buchinha" um copo de vidro d'água, depois que a água ferver tira a buchinha e esfrega ela nas palmas das mãos. Ela solta uma espuma. O remédio é a espuma. Cheira a espuma. O remédio é cheirar a espuma e acaba a sinusite. Para o fígado o melhor remédio é a casca de "peroba rosa". Ferve a casca e toma em doses.


Próximo: José de Souza