Abadore Muare, o Portal para a sua evolução !
Tinteiro Abadore Muare  - O portal para a sua evolução !   Valid HTML 4.0 Transitional

Principal  | Alimenta tua alma  | »Informática  |  Seu espaço  | Ab-Empório  | Colunas

Linux  | Hardware  | Programação  | Faça a sua página  | »Vírus, invasões e segurança

Vírus, invasões e segurança


     Recebemos vários e-mails todos os dias, que nos fazem acreditar que cada vez fica mais difícil não cair nos golpes virtuais.

Veja as dicas que preparei:
     -Fraudes: Sabe aqueles e-mails que você recebe sobre crianças desaparecidas ou com doenças raras? Aqueles e-mails que pedem para que você o repasse em "x" minutos para "y" pessoas para receber um kit de produtos ou um celular de graça? São em sua maioria, mentira. Servem apenas para propagar mentiras e fazer as pessoas acreditarem, ou pior, espalhar emails para listas de hackers e spam.

     Outras mentiras:

     -Bancos: Acesse seu internet banking ou atualize deus dados. Nesse golpe você corre o risco de perder todo o dinheiro que tiver na conta, já que os "bandidos", montam sites falsos muito parecidos com os dos bancos. Se você acessa e digita seus dados, estará enviando "de bandeja" essas informações para essas pessoas, possibilitando assim o acesso à sua conta bancária.
Muitas vezes ao acessar o link, você pode estar instalando vírus espiões em seu micro e corre o risco de danificar seu computador, e pior, perder todo seu dinheiro ao fornecer senhas e números de conta.
Esses e-mails também costumam vir com erros de português, figuras faltando e layout (visual) igual ou fora do padrão do verdadeiro site.
     Solução: Os bancos não costumam manter este tipo de contato virtual com o cliente. Acesse seu banco somente digitando o endereço e nunca acessando a partir de links em outros sites ou recebidos por email. Não forneça suas informações bancárias a nenhum site que não seja o seu banco, e que não tenha aquele "cadeadinho" no rodapé da página.      -Companhias aéreas: Virou moda enganar internautas com promoções que sorteiam passagens aéreas e viagens para vários lugares do mundo. As companhias aéreas costumam divulgar apenas em sua página as promoções que fazem, não mantendo contato por email, ainda mais se você nunca se cadastrou no site daquela companhia. Ao clicar o link da promoção, você pode instalar vírus e espiões em seu micro.
     Solução: Esqueça essas promoções e na dúvida, acesse o verdadeiro site da companhia aérea. Cuidado pois o visual e as figuras podem realmente ser da companhia aérea, mas o site falso fica hospedado em outro servidor, com endereço diferente ou muito parecido.      -Cartões virtuais: Agora também é moda receber e-mails informando que você recebeu um cartão virtual de "não sei quem". Ao clicar neste link pensando que verá um super cartão,você instalará vírus em seu computador.
     Solução:Só abra cartões de quem você conhece e antes disso, verifique se o link realmente remete ao site verdadeiro do serviço de cartão postal. Geralmente eles chegam em formato .html ou .php, os .exe e outras linguagens costumam ser golpes.

     -Pragas, lendas e boatos: É muito comum receber e-mails sobre "o roubo da Amazônia" (mapas que citariam a região Amazônica e o Pantanal como "área de controle internacional", que afirma que os americanos estariam doutrinando seus jovens para uma guerra pela posse de parte do território brasileiro.) Há também os e-mails sobre: aviso de pendência de débito; vídeos sobre fatos interessantes e curiosos; kit de produtos ou serviços; conto do bilhete premiado; ajuda para estrangeiros que prometem quantias milionárias depositadas em sua conta, caso o ajude; navegue e ganhe dinheiro, etc.

     Lembre-se de que muito raramente empresas ou pessoas oferecerão promoções incríveis ou kits de graça para todos os que responderem ou clicarem certos emails. Desconfie sempre,sempre e sempre.

     Quando tiver dúvidas, pesquise em buscadores sobre a veracidade das informações ou ainda, acesse o site da empresa que se diz ter enviado o email.

Contribuição de: Flávia Gamonar


Voltar para Informática